As lesões por esforços repetitivos (LER) ou os distúrbios ósteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), correspondem a um conjunto de afecções relacionadas às atividades laborativas que acometem músculos, fáscias musculares, tendões, ligamentos, articulações, nervos, vasos sangüíneos e tegumento. As várias formas de manifestação clínica das LER / DORT têm como aspecto comum a dor e as incapacidades funcionais temporárias ou permanentes.
A LER / DORT, é um diagnóstico feito em trabalhadores apresentando-se com queixas dolorosas e sensitivas de localização em determinadas áreas do corpo, de modo geral a mais utilizada nas suas funções e nas quais não são detectadas alterações ao exame físico
Estabelecer as ações necessárias visando a promoção da saúde e a prevenção de doenças do trabalho, garantindo aos funcionários das empresas a melhor qualidade de vida possível no trabalho,com a preservação de sua saúde e valorizando a produtividade, a qualidade e a competitividade de seus produtos e serviços no mercado de trabalho. O PCMSO define responsabilidades, metas, obrigações para todos os níveis da empresa no sentido de salvaguardar a harmonia entre o labor e o gênero humano, estando embasado na Portaria Ministerial nº 24 de 29/12/94, alterado pela portaria Nº 8 em 08/05/96 – Norma Regulamentadora- NR-7 que regulamenta o capitulo v título II da CLT.
Visa a preservação da Saúde e Integridade dos trabalhadores através da Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle da ocorrência de Riscos Ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de Trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
O PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa
É uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho, objetivando a prevenção das doenças ortopédicas relacionados ao trabalho.
Orientação para o rh da empresa para metodologia de acordo com a NR 5 pertinente para formação da cipa.
O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa.
Após a visita de um profissional habilitado doserviço de segurança ocupacional, sua empresa receberá um documento, contendo as conclusões em relação à exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos (causadores de insalubridade), bem como alternativas técnicas para evitar o pagamento dos adicionais de insalubridade, quando for o caso.
O laudo técnico de periculosidade diz respeito as atividades e operações com:
-Explosivos
-Inflamáveis líquidos
-Inflamáveis gasosos
-Radiação ionizante
-Substânciaradioativa
Em algumas outras situações que não trabalhistas também se pode lançar mão desses laudos, dependendo da necessidade do solicitante ou do ato em análise .
Analise da doença existente e o tempo estimado para recuperação/ afastamento.
Análise do ambiente de trabalho junto ao perito do juízo.
Estudo dos autos
Elaboração de quesitos
Acompanhamento e emissão de laudo conjunto ao perito após diligência pericial
Embasamento médico para impugnação de laudo pericial, caso se faça necessário
Curso de CIPA(COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES)
Treinamento de EPI’s
Equipamento de proteção individual
Para prestação de serviços em espaço confinados.
Para prestação de serviços em altura.